Canal do Cidadão 

Olá! Aqui é do Canal do Cidadão, da Defensoria Pública do Espírito Santo.

Atenção! Este canal é exclusivo para elogios, sugestões e reclamações.

Caso precise de atendimento da Defensoria Pública Estadual para dar entrada no seu caso ou acompanhar algum processo em andamento, CLIQUE AQUI e escolha o assunto desejado. 

Para fazer um elogio, uma sugestão ou uma reclamação, é só preencher o formulário abaixo:

 

  1. Caso ainda não tenha enviado mensagem no WhatsApp da Defensoria Pública ou não tenha comparecido pessoalmente, acesse o link a seguir e escolha a opção referente ao seu caso:

    https://www.defensoria.es.def.br/canal-do-cidadao-duvidas/

     

    Este Canal do Cidadão é exclusivo para elogios, sugestões ou reclamações.

    Para dar entrada no processo de família (guarda, pensão, divórcio, entre outros) é pelo chat do site da Defensoria.

    E você pode fazer o pedido sem precisar sair de casa!

    Faça o passo a passo a seguir:

    1️⃣  a primeira coisa a fazer é tirar fotos boas e legíveis de todos os seus documentos.

    Clique no link para saber os documentos necessários para o seu caso: http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/documentos-uteis/

    2️⃣  Entre no site e procure o balãozinho do chat no canto da página! Quando acessar o chat, leia com atenção tudo que estiver escrito. Leia todas as orientações. Isso é muito importante.

    3️⃣  Quando a atendente do chat lhe enviar mensagem, responda tudo que for perguntado, na ordem que ela perguntar.

    4️⃣  Quando enviar arquivos, aguarde um pouco, de 5 a 10 minutos para dar tempo do atendente analisar seus arquivos, anote o número do protocolo e só saia após a confirmação de que os documentos foram recebidos pelo atendente.

    5️⃣  Se não conseguir acessar, tente usando outro navegador de internet, outro celular ou outro computador, se possível e peça a algum conhecido que lhe ajude nessa tarefa.


    Após tentar o passo a passo acima e ainda não conseguir pelo chat, você também pode vir pessoalmente, não precisa agendar, porém, orientamos que separe algumas horas do seu dia, por conta das filas de pessoas já agendadas.

    A Defensoria Pública está de portas abertas para agendamento, mas temos filas de espera e distribuição de senhas.

    Aperte no link abaixo e veja os endereços das Unidades da Defensoria Pública:

    http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/numeros-para-agendamento/

    Veja os documentos ORIGINAIS necessários para o seu caso:

    http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/documentos-uteis/


    Caso ainda tenha dúvidas e precise de mais informações sobre o funcionamento da Defensoria Pública do ES, clique no link adiante:

    https://www.defensoria.es.def.br/canal-do-cidadao-duvidas/

    Este Canal do Cidadão não agenda atendimentos.

    Para agendar um atendimento, envie uma mensagem para o WhatsApp da Unidade da Defensoria da sua cidade ou compareça pessoalmente. 

    Aperte no link abaixo e veja os números e endereços para agendamento:

    http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/numeros-para-agendamento/

    Veja os documentos ORIGINAIS necessários para o seu caso:

    http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/documentos-uteis/


    Caso ainda tenha dúvidas e precise de mais informações sobre o funcionamento da Defensoria Pública do ES, clique no link adiante:

    https://www.defensoria.es.def.br/canal-do-cidadao-duvidas/

    Clique no link adiante para saber o endereço: CLIQUE AQUI

     

    Não esqueça de levar os seguintes documentos:

    – Carteira de Identidade e CPF;

    – Comprovante de renda atual (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR);

    – Cópia de comprovante de residência atual (conta de água, luz ou telefone);

    – A intimação ou o papel do processo que recebeu;

    Se deseja dar entrada em ação sobre casos gerais, como: indenização, usucapião, inventário e sobre casos de saúde, siga o passo a passo:

    1. Envie uma mensagem para o WhatsApp da Unidade da Defensoria da sua cidade ou compareça pessoalmente. 

    2. Aperte no link abaixo e veja os números de WhatsApp e endereços para agendamento:

    http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/numeros-para-agendamento/

    3. Veja os documentos ORIGINAIS necessários para o seu caso:

    http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/documentos-uteis/


    Caso ainda tenha dúvidas e precise de mais informações sobre o funcionamento da Defensoria Pública do ES, clique no link adiante:

    https://www.defensoria.es.def.br/canal-do-cidadao-duvidas/

    Você deseja informações sobre ASSUNTO TRABALHISTA, referente à Justiça do Trabalho.

    A lei não permite que a Defensoria Pública Estadual atue ou dê orientações em casos da Justiça do Trabalho.

    Para entrar com a ação trabalhista, você tem as opções abaixo.

    ATENÇÃO, leia toda a mensagem abaixo.

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    Opção 1: a Justiça do Trabalho permite que o trabalhador entre com uma ação sozinho, sem necessidade de Defensor Público ou advogado.

    - Para dar entrada em uma ação na Justiça do Trabalho sem Defensor Público ou advogado, acesse o site: https://www.trtes.jus.br/principal/atividade-judiciaria/atermacao/orientacoes/

    - No site acima tem todos os detalhes, inclusive um vídeo explicando como fazer!

    - Telefone Justiça do Trabalho Espírito Santo: (27) 3185-2195.

    - O endereço para ir pessoalmente é: AV. NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, Nº 1245, ENSEADA DO SUÁ, Vitória - ES

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    Opção 2: existe também o BALCÃO VIRTUAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO do ES no site https://trt17.jus.br/principal/atividade-judiciaria/balcao-virtual

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    Opção 3: Caso prefira orientação de um Defensor Público da DPU, que é a Instituição que atua nos assuntos trabalhistas*, seguem contatos da DPU:

    Agendamento eletrônico: https://siage.dpu.def.br/cidadao/cidadao_agendamento/08189

    Telefones:  Atendimento geral: (27) 3145-5600

    Plantão: (27) 99224-4348

    E-mails: Atendimento: atendimento.es@dpu.def.br

    Administrativo: dpu.es@dpu.def.br

    Plantão: plantao.es@dpu.def.br

    Site: https://www.dpu.def.br/endereco-espirito-santo

    Endereço: Avenida César Hilal, nº 1293 – Bairro Santa Lúcia- CEP: 29.056-083 - Vitória/ES

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    Por fim, apenas para explicar melhor: no Brasil existem as Defensorias Públicas dos Estados e a Defensoria Pública da União (Federal). Fazendo uma comparação, essa divisão entre Estadual e Federal é comum e também existe nas Universidades (Estadual e Federal), nos Hospitais (Estadual e Federal) e assim por diante. Na Defensoria Pública é o mesmo raciocínio.

     


    Caso ainda tenha dúvidas e precise de mais informações sobre o funcionamento da Defensoria Pública do ES, clique no link adiante:

    https://www.defensoria.es.def.br/canal-do-cidadao-duvidas/

    A lei não permite que a Defensoria Pública Estadual atue ou dê orientações em casos relacionados à Justiça Federal.

    Para explicar melhor: no Brasil existem as Defensorias Públicas dos Estados e a Defensoria Pública da União (Federal). Fazendo uma comparação, essa divisão entre Estadual e Federal é comum e também existe nas Universidades (Estadual e Federal), nos Hospitais (Estadual e Federal) e assim por diante. Na Defensoria Pública é o mesmo raciocínio.

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    1. SOBRE INSS:

    Orientamos que tente primeiro no INSS - telefone 135;

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    2. SOBRE AUXÍLIO BRASIL:

    Orientamos que tente primeiro no CRAS da sua região;

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    3. SOBRE ÓRGÃOS FEDERAIS:

    Orientamos que tente primeiro no Órgão Federal relacionado ao seu caso.

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    Caso não consiga resolver seu problema relacionado ao INSS, Auxílio Brasil e Órgãos Federais, procure a Defensoria Pública da União (DPU), que é a instituição que atua nos assuntos Federais.

    Contatos da DPU:

    Agendamento eletrônico: https://siage.dpu.def.br/cidadao/cidadao_agendamento/08189

    Telefones: Atendimento geral: (27) 3145-5600 - Plantão: (27) 99224-4348

    E-mails: Atendimento: atendimento.es@dpu.def.br

    Administrativo: dpu.es@dpu.def.br

    Plantão: plantao.es@dpu.def.br

    Site: https://www.dpu.def.br/endereco-espirito-santo

    Endereço: Avenida César Hilal, nº 1293 – Bairro Santa Lúcia- CEP: 29.056-083 - Vitória/ES

     

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    Caso ainda tenha dúvidas e precise de mais informações sobre o funcionamento da Defensoria Pública do ES, clique no link adiante:

    https://www.defensoria.es.def.br/canal-do-cidadao-duvidas/

    Se o seu caso envolve, por exemplo, cobrança de dívida, conflitos entre vizinhos, acidente de trânsito sem vítimas, relação de consumo e outras ações com pedidos de até 20 salários mínimos, será mais rápido ir direto no Juizado Especial. Não precisa de advogado ou defensor público.

    -Seguem opções de como você poderá agir para entrar com o processo:

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    Opção 1: Você poderá procurar diretamente o Juizado Especial, dizendo que deseja entrar com uma ação, pois o seu caso permite sua atuação pessoalmente, sem obrigação de defensor público ou advogado. Acesse para saber os contatos e endereços da Vara: http://www.tjes.jus.br/consultas/telefones-enderecos/ e clique na palavra *COMARCAS"

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    Opção 2: Também é possível dar entrada no processo no Juizado Especial pela internet no link adiante: http://www.tjes.jus.br/institucional/coordenadorias/institucionalcoordenadoriasjuizados-especiais-civeis-e-criminais/juizados-especiais-ajuizamento-online/formulario1x1/

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    Opção 3: Caso prefira a orientação de um Defensor Público, aperte no link a seguir para saber os telefones e endereços do Núcleo da sua cidade: https://www.defensoria.es.def.br/enderecos-das-unidades-de-atendimento/

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    Sugerimos fortemente que tente primeiro no Juizado Especial, pois será mais rápido.

     

    PARA ENTENDER MELHOR:

    ⚖️ É o Poder Judiciário (Vara do Fórum) que dá andamento ao processo.

    Depois que a Defensoria Pública dá entrada no processo, a *responsabilidade pelo andamento processual é da Vara do Fórum, órgão do Poder Judiciário*

    É a Vara do Fórum que, por exemplo: busca o endereço do devedor, agenda as audiências, envia as intimações, dá as decisões etc. O tempo de demora do processo depende de cada Vara.

    Clique no Link adiante e leia o Guia preparado pela Defensoria Pública orientando como consultar o andamento processual: https://www.defensoria.es.def.br/wp-content/uploads/2022/10/Cartilha-Guia-Consulta-de-Andamento-Processual-TJES.pdf

    Em média, um processo judicial demora cerca de 2 anos e 5 meses para o Juiz dar a sentença (fonte: Conselho Nacional de Justiça - CNJ). Esse prazo *é uma média*, podendo ser menos ou mais. Depende de cada Vara.

    ????????‍???? O atendimento pelo Defensor Público é para tirar dúvidas e receber orientação jurídica. Se quiser fazer alguma pergunta ao Defensor ou Defensora Pública responsável pelo processo, é preciso agendar um atendimento enviando mensagem no WhatsApp ou comparecendo pessoalmente. Clique no link para saber os números e endereços: https://www.defensoria.es.def.br/numeros-para-agendamento/ 

    Se desejar entrar em contato com a Vara do Fórum, onde o processo está em andamento, acesse http://www.tjes.jus.br/consultas/telefones-enderecos/ e clique na palavra *COMARCAS"

    Atualmente, é possível também pedir informações à Vara por e-mail ou videoconferência, pelo sistema BALCÃO VIRTUAL, pelo link: http://www.tjes.jus.br/servicos/balcao-virtual/

    Se desejar fazer alguma reclamação sobre a demora, poderá entrar em contato com a Ouvidoria do Tribunal de Justiça do ES, acesse http://www.tjes.jus.br/ouvidoria/

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    PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO PROCESSO PELA INTERNET, SIGA O PASSO A PASSO:

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    1. SE O PROCESSO FOR ELETRÔNICO (sistema novo - chamado “PJE”)

    - Clique no link adiante para acessar o site para CONSULTA PROCESSUAL do Tribunal de Justiça do ES:

    https://sistemas.tjes.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam


    - Digite o nome completo da parte (pessoa interessada)


    - OU digite o número do processo completo onde tem “Numeração Única”


    - *Caso você não consiga consultar ou dê erro*, sugerimos que entre em contato com a Vara do Fórum e informe que **VOCÊ É PARTE NO PROCESSO** e deseja saber como consultá-lo, conforme art. 189, parágrafo 1º do Código de Processo Civil.

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    2. SE O PROCESSO FOR FÍSICO (sistema antigo)

    - Clique no link adiante para acessar:

    http://aplicativos.tjes.jus.br/sistemaspublicos/consulta_12_instancias/consulta_proces.cfm


    - 1º passo: selecione 1ª INSTÂNCIA se o processo ainda não tem sentença OU 2º instância se está em fase de recurso


    - 2º passo: selecione para pesquisar PELO NÚMERO ou PELO NOME DA PARTE


    - 3º passo: aperte em NÃO SOU ROBÔ


    - 4º passo: aperte em PESQUISAR

     

    (Gentileza, informe a cidade ou o número do telefone de WhatsApp da Defensoria sobre a qual deseja elogiar, sugerir ou reclamar)

    Ex. José da Silva

    Ex. 05489652697

    Atenção: Somente números, sem espaços, pontos ou traços, com 11 dígitos

    Caso não encontre sua cidade, selecione "Minha Cidade não está lista"

    Ex. (27) 3333-3333

    Ex. (27) 99999-9999

    Ex. josedasilva@email.com.br

    Informe sua solicitação com o maior detalhamento possível. Quanto mais detalhes tivermos, mais rápido poderemos atender ao seu chamado.

     Caso tenha alguma dúvida sobre como ser atendido pela Defensoria, pedimos que acesse a Página do Canal do Cidadão onde preparamos uma lista com as dúvidas mais frequentes.


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